COMPLICAÇÕES DOS ESTOMAS INTESTINAIS
Cerca da metade das pessoas que tem um estoma terão uma complicação relacionada ao estoma. Essa complicação pode ir desde um pequeno problema de pele até uma hérnia. É importante lembrar que ter um problema relacionado ao estoma não quer dizer que você tenha feito algo de errado. Em qualquer tipo de cirurgia há risco de complicações.
Se você tem problemas com seu estoma você deve contatar seu médico ou enfermeiro, que tem experiência em lidar com várias complicações, e é treinado para isso. Ele deve poder ajudá-lo a lidar com a maioria das complicações. Em alguns casos uma cirurgia pode ser necessária, mas essa é uma decisão que deve ser feita juntamente com seu médico.
Prolapso do estoma
O prolapso acontece quando parte do intestino fica para o fora do abdome. Isso pode acontecer por causa de uma fixação inadequada do estoma à parede abdominal durante a cirurgia.
Isso pode ser tratado por meio do uso de um aparelho para acomodar essa porção do intestino. Em outros casos pode ser possível reduzir o prolapso manualmente quando você estiver deitado. É importante que você se certifique que a parte prolapsada do intestino não sofra dano ou mude de cor. Caso isso ocorra entre em contato com seu médico. É aconselhável, no entanto, que você procure ajuda do seu médico logo na primeira vez que isso ocorrer.
Hérnia Paraestomal
Hérnia Paraestomal é um inchaço do intestino sob a pele, através de uma abertura da parede muscular. Uma hérnia paraestomal pode causar dor e desconforto na área do estoma por causa da parede abdominal esticada e da pele periestomal. Pode haver uma sensação de esforço, ou de peso na área do estoma. Algumas hérnias podem ser estranguladas e fazer com que o intestino fique obstruído. Apenas 10-20 por cento dos pacientes tem sintomas sérios o suficiente para procurar cirurgia.
Há alguns fatores de predisposição à hérnia:
- Idade avançada
- Várias operações
- Infecções no ferimento
- Levantar objetos pesados
- Obesidade
- Esteróides
- Desnutrição
- Infecção periestomal
- Estar situado fora da região dos músculos abdominais
- Pouco suporte da parede abdominal
- Aumento na pressão abdominal (tossir, por exemplo)
- Diminuição da firmeza do músculo
- Retenção urinária
- Problemas na construção do estoma
Há várias opções de tratamento, dependendo do tamanho da sua hérnia. Pode-se usar suportes abdominais para disfarçar e dar suporte ao peso. Esse suporte pode ser um cinto, ou peça de roupa de baixo, e podem ser adquiridos com uma receita médica. Talvez um enfermeiro possa tirar a medida e fazer o pedido da peça adequada para você. A hérnia pode causar problemas com sua bolsa coletora, como vazamentos por exemplo. Às vezes a pele em volta do estoma pode ficar dolorida.
Esses problemas podem ser resolvidos procurando seu médico ou enfermeiro. Em alguns casos a hérnia pode não ter mais nenhuma maneira de se cuidar, e seu médico talvez decida optar por uma cirurgia para reparar a hérnia.
Deiscência mucocutânea
Deiscência mucocutânea é a área onde o estoma sofre um tanto de tensão, fazendo com que a pele fique afastada do estoma. Isso acontece nas primeiras semanas após a cirurgia e, pode ser superficial ou um pouco mais profunda, até a camada da pele com gordura. Seu médico ou um enfermeiro podem lhe ajudar e guiar no tratamento. O tratamento pode envolver o uso de um pó, pasta ou uma aplicação convexa e cinto. Raramente se requer cirurgia para corrigir esse problema. Como o tratamento recomendado a você, a separação deve se curar com o tempo.
Estenose
Estenose é o que acontece quando o tecido em volta do estoma vai se cicatrizando e acaba deixando o estoma estreito. Esse tecido pode se desenvolver após separação mucocutânea ou se abertura abdominal estiver muito pequena. Se você achar que uma estenose está ocorrendo, entre em contato com seu médico ou enfermeiro, ele pode dilatar seu estoma usando um dilatador, ou pode lhe encaminhar para o cirurgião para remodelar o estoma.
Retração
Acontece quando o estoma sofre tensão e é puxado de volta para dentro do abdome. Pode acontecer imediatamente após a cirurgia, quando o estoma é criado já sofrendo tensão, ou depois de algum tempo, se você ganhar peso, por exemplo. Talvez sua bolsa coletora comece a vazar frequentemente, e sua pele fique dolorida por conta disso. Há vários graus de retração e diversas opções de tratamento.
Se você perceber que isso está acontecendo, entre em contato com o seu médico ou enfermeiro, que irá sugerir a melhor forma de lidar com a situação. Em muitos casos apenas uma mudança de bolsa fará a diferença. Em poucos casos o problema se torna grave a ponto de se precisar de nova cirurgia.