Doença Inflamatória Intestinal

A doença inflamatória intestinal corresponde a qualquer processo inflamatório envolvendo o trato gastrointestinal. Pode ser classificada em doença inflamatória intestinal de causa conhecida (infecções, parasitoses, enterocolites e outros) ou de causa desconhecida, em que 80 a 90 % dos casos correspondem a Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn.

Doença de Crohn

A doença de Crohn é uma doença inflamatória crônica, que pode comprometer qualquer segmento do aparelho digestório, desde a boca até o ânus e a região perianal, porém os locais mais afetados são o íleo terminal (Intestino delgado) e o cólon. É peculiar da doença o acometimento segmentar da inflamação, entremeada por áreas normais do intestino. A lesão pode estender-se para todas as camadas do intestino causando espessamento e estreitamento intestinal.

Você já ouviu falar em Doença de Crohn?

A doença foi descoberta pela primeira vez em 1932 pelo Dr. Burril B. Crohn, em Nova York. Trata-se de uma enfermidade crônica, de causa desconhecida, que se caracteriza por apresentar focos de inflamação em qualquer parte do trato gastrointestinal. Os principais locais afetados são a porção inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso.

A incidência da Doença de Crohn é maior em regiões com alto poder sócio- econômico como Norte-Europeu, Estados Unidos e Canadá. No Brasil, houve crescimento da doença, principalmente, na região Sudeste.

Entre em contato

GAMEDII no Facebook

História em Quadrinhos

Clique para Download

APOIO

SBCP
GEDIIB
FBG
SOBEST