1. É possível pacientes com doença inflamatória intestinal (DII) terem manifestações oculares?
Embora incomum, é possível ter acometimento ocular nas doenças inflamatórias intestinais e, em alguns casos, a inflamação ocular pode preceder as manifestações gastrointestinais.
2. Qual a incidência de manifestações oculares na DII?
As manifestações oculares ocorrem em aproximadamente 5% dos pacientes com Retocolite Ulcerativa e 3% em pacientes com Doença de Crohn.
3. Quais manifestações oculares que podemos encontrar em pacientes com DII?
Esses pacientes podem apresentar uveítes, infiltrados corneais periféricos, ceratite, conjuntivite, blefarite, episclerite , esclerite, miosite, olho seco, retinopatia serosa e hialite.
4. Qual a principal alteração ocular que podemos encontrar em pacientes com DII?
A principal alteração ocular em pacientes com DII é a uveíte.
5. O que é uveíte?
Uveíte é uma inflamação dentro do olho, das estruturas que contém o trato uveal (íris, o corpo ciliar e a coroide). Porém a inflamação também pode acometer outras estruturas como o humor vítreo, a retina e o nervo óptico.
6. De que forma a uveíte pode se apresentar em pacientes com DII?
O principal acometimento em pacientes com DII é a uveíte anterior, que acomete a parte anterior do olho, mas ela também pode se apresentar na forma de uveíte intermediária.
7. Quais os principais sinais e sintomas das uveítes anterior e intermediária?
Os principais sinais e sintomas da uveíte anterior são olho vermelho, dor ocular, fotobia e leve turvação visual. Já na uveíte intermediária há uma leve a moderada turvação visual, acompanhada das chamadas moscas volantes.
8. Qual o tratamento das uveítes?
Geralmente as uveítes podem ser tratadas com colírios de corticoides para tirar a inflamação e colírios midriáticos e cicloplégicos para alívio da dor e controle da inflamação. Mas, em alguns casos, pode se fazer necessário o uso de corticoides por via oral e até mesmo o uso de imunossupressores.
9. Existe alguma outra manifestação extra intestinal associada às uveítes em pacientes com DII?
Sim. Em pacientes com Retocolite Ulcerativa as uveítes estão associadas a presença da espodilite anquilosante.
10. Com qual frequência eu devo procurar o meu oftalmologista?
O ideal é ir ao oftalmologista pelo menos uma vez por ano, e ao menor sinal de acomentimento ocular, o paciente deve procurar o oftalmologista imediatamente.
Dra. Aline Fioravanti Lui
Médica Oftalmologista | CRM 117342