Colite Microscópica

Você conhece esta doença? Colite microscópica é caracterizada pela presença de diarreia aquosa crônica, sem sangue, a qual acomete principalmente pacientes entre 50 a 70 anos de idade e que apresentam colonoscopia normal, sem lesões aparentes, porém com alterações histológicas típicas através das biópsias.

Divide-se a colite microscópica em colite linfocítica e colite colágena, dependendo das alterações celulares encontradas nas biopsias.

As causas exatas da colite microscópica ainda não são conhecidas, mas várias teorias são discutidas na literatura. Alguns pesquisadores acreditam que a doença pode estar relacionada com o uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, utilizados principalmente nas doenças articulares. Outros acreditam que a doença pode ter relação com infecções, fatores imunológicos, má absorção dos ácidos biliares, predisposição genética e alterações no metabolismo do colágeno.

Poucos estudos fornecem informações sobre a incidência e prevalência da colite microscópica. Sabe-se que existe um predomínio do sexo feminino.

A diarreia aquosa, às vezes de caráter noturno, é o sintoma mais comum. Pode iniciar repentinamente e simular uma infecção intestinal. Outras queixas comuns são: perda de peso, dor abdominal, náuseas e flatulência.

O diagnóstico da doença é estabelecido pela investigação clínica e uma combinação com os achados histológicos de uma colonoscopia aparentemente normal, isto é, normal aos olhos do médico endoscopista examinador, porém, as biopsias da mucosa apresentam anormalidades celulares compatíveis com a colite colágena ou linfocítica.

É sempre importante fazer o diagnóstico diferencial com a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa em fase de remissão, assim como a síndrome do intestino irritável.

O tratamento da doença é empírico, e visa induzir a remissão clínica e melhorar ou normalizar a qualidade de vida. Não existe um medicamento específico para a cura da doença, porém alguns medicamentos conseguem controlar os sintomas com resultados satisfatórios.

 

GAMEDII

Nas Redes Sociais

Facebook

Youtube

Instagram

Blog

CARTÃO PRIORIDADE

Cartão Prioridade

História em Quadrinhos

Clique para Download

APOIO

SBCP
GEDIIB
FBG
SOBEST