GAMEDII | História

A formação de uma equipe de profissionais interessados na assistência aos pacientes portadores de doença inflamatória intestinal iniciou-se em outubro de 2005. Na época, estabelecemos uma parceria da equipe multidisciplinar formada no Complexo Hospitalar Padre Bento com a Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD), o que resultou em uma grande evidência na região devido aos excelentes resultados alcançados. Em 2010, por questões administrativas, a ABCD mudou o endereço da sede e consolidou-se como uma associação sem fins lucrativos que orienta e informa sobre as doenças aos pacientes e familiares, contribuindo para melhorar a qualidade de assistência à saúde do município.

Através da equipe multidisciplinar formada no Hospital Padre Bento, foi iniciado um trabalho inovador de assistência aos portadores de doença inflamatória intestinal, oferecendo ao paciente acesso irrestrito e ágil ao atendimento especializado multiprofissional através de médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, farmacêuticos e fisioterapeutas.

A equipe otimizou a entrega dos medicamentos consideradas de alto custo pela proximidade da farmácia e o contato direto com os farmacêuticos responsáveis.

Foram disponibilizados leitos na enfermaria para pacientes de maior gravidade ou cirúrgicos e a possibilidade de leitos de observação para infusão de medicamentos sob a supervisão médica e de enfermagem treinada.

Ao longo de quase 10 anos, a equipe ministrou inúmeras palestras para pacientes e familiares abordando temas considerados importantes para o conhecimento das doenças.

Na cidade, foram realizados vários eventos com o objetivo de sensibilizar a população em relação a doença inflamatória intestinal, como a exposição do Intestino Gigante no Shopping Internacional de Guarulhos ( 5.000 visitantes ), Caminhadas anuais no Bosque Maia (ABCD), com uma média de 180 participantes; textos, matérias e entrevistas sobre doença inflamatória intestinal em revistas, rádios e TVs da região.

Foram organizadas cinco jornadas sobre doença inflamatória intestinal no centro de convenções do Hotel Pullman para profissionais de saúde com uma média de 130 participantes.

Atualmente o Hospital Padre Bento possui cerca de 700 pacientes ambulatoriais cadastrados e a participação constante da equipe para melhor assisti-los.

Além da equipe multidisciplinar, o serviço oferece especialidades consideradas de apoio para avaliação das manifestações extraintestinais como dermatologia, reumatologia e oftalmologia (todos com atendimentos direcionados aos portadores de doença inflamatória intestinal).

Em Janeiro de 2014, com a unificação do polo de estomias e o ambulatório de doença inflamatória intestinal, foi criado o GAMEDII (Grupo de Assistência Multidisciplinar em Estomias e Doença Inflamatória Intestinal), vinculado a gerência de clínica cirúrgica do Complexo Hospitalar Padre Bento.

Em Setembro de 2018, o GAMEDII deixou de atuar somente no Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos e tornou-se um Grupo Multidisciplinar de atuação municipalizada, com os mesmos objetivos e diretrizes, porém com uma maior abrangência e independência.

O GAMEDII tem o objetivo de manter as propostas já estabelecidas, criar diretrizes que facilitem a assistência aos pacientes, oferecer informações em relação às doenças, agregar profissionais da área da saúde e estimular a educação continuada aos profissionais.


“Foram quase 10 anos de intenso comprometimento com a assistência dos portadores de doença inflamatória intestinal e estomias. Através da equipe multidisciplinar conseguimos notoriedade e respeito. Agradeço a diretoria do Hospital Padre Bento e a equipe de profissionais que abraçaram esta causa e colaboraram para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.”

Dr. Wilton Schmidt Cardozo
Coordenador do GAMEDII
Médico Coloproctologista - TSBCP e TFBG

Nossa História

1999

Polo de Estomia


Polo de Estomia
de Guarulhos
CHPBG

1999

2005

Ambulatório de DII

AmbuIatório DII
CHPBG
Formação da Equipe Multidisciplinar

2007

Exposição do Intestino Gigante

Exposição do
Intestino Gigante
5000 Visitantes

2007

2011

I Jornada de DII

I Jornada
de DII
GUARULHOS

2013

II Jornada de DII

II Jornadade
de DII
GUARULHOS

2013

2014

GAMEDII


Criação do
GAMEDII

2015

III Jornada de DII

III Jornada
de DII
GUARULHOS

2015

2017

IV Jornada de DII

IV Jornada
de DII
GUARULHOS

2019

V Jornada de DII

V Jornada
de DII
GUARULHOS

2019

Entre em contato

GAMEDII no Facebook

História em Quadrinhos

Clique para Download

APOIO

SBCP
GEDIIB
FBG
SOBEST