assista nosso video

INFORMAÇÕES GERAIS PARA PACIENTES

Vídeos Educativos


Saiba mais

Galeria de Vídeos


Saiba mais

Artigos Científicos


Saiba mais
Vídeo

Confira vídeo informativo sobre Doença Inflamatória Intestinal realizado pelo GAMEDII.

Clique aqui

História em Quadrinhos

Um projeto inovador, com uma forma altamente didática de falar sobre Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa.

Clique aqui

Galeria de Vídeos

Confira a galeria de vídeos sobre diversos temas

Clique aqui

Orientações Gerais


Saiba mais

Manuais GAMEDII


Saiba mais

Revistas Médicas


Saiba mais
alo-enfermeira.png
alo-farmaceutica.png
alo-secretaria.png

Dispositivo Coletor ou Bolsa para Ostomia e adjuvantes para estoma intestinal ou urinário

Dispositivo Coletor ou Bolsa para Ostomia recebeu a padronização da nomenclatura “Equipamento Coletor” pela SOBEST (Sociedade brasileira de Estomaterapia) com o objetivo de definir as características operacionais dos Equipamentos para estomia. Neste artigo iremos utilizar os termos populares, facilitando a compreensão do tema abordado.

A integridade da pele periestoma é fundamental para qualidade de vida, pois favorece a adesão e manutenção do dispositivo coletor ( Bolsa para ostomia), componente essencial no processo de reabilitação do Estomizado.

O Dispositivo coletor para estoma intestinal e urinário é constituído por uma base adesiva com resina de barreira protetora de pele e Bolsa coletora (saco plástico) para armazenamento e drenagem do efluente esperado (fezes ou urina).

Encontra-se disponível no mercado basicamente dois tipos de Dispositivo:

Dispositivo de Uma peça ou Peça única: consiste de uma Base Adesiva com ou sem acréscimo de adesivo microporoso, prensada em uma bolsa coletora drenável ou fechada.
dispositivo uma peca ou peca unica

 


Dispositivo de Duas peças ou Composto: consiste de uma Base Adesiva com flange fixa para encaixe com ou sem adesivo microporoso que conecta na bolsa coletora com flange adaptador correspondente drenável ou fechada.
dispositivo duas pecas composto

 

 

Principais características das Bases Adesivas

Base Adesiva plana – indicado para estomas protrusos, ou seja, que encontrasse salientes na parede do abdômen.
base adesiva plana

 


Base Adesiva convexa – indicado para estomas plano, invaginado, retraído ou inserido em regiões de irregulares do abdômen.
base adesiva convexa

 

 

Área de acomodação do estoma na base adesiva pode ser:

Base adesiva Recortável - apresenta uma abertura mínima de 10 mm podendo ser recortadas até uma área delimitada por cada fabricante. Essa característica permite o recorte com uma tesoura para ajustar-se a diversos tamanhos e formas do estoma.
base adesiva recortavel

 


Base adesiva Pré-cortada - apresenta uma abertura circular correspondente a um tamanho definido, para atender uma população específica. Exemplo: 19 mm, 32 mm, 45 mm, etc.
base adesiva pre cortada

 

 


Base adesiva Moldável - apresenta uma área de moldagem manual para o ajuste personalizado de diversos tamanhos e formas do estoma não sendo necessário o uso de uma tesoura.
base adesiva moldavel

 

 

Bolsa Coletora

Bolsa coletora para estoma intestinal - Possui canal de drenagem para o esvaziamento do efluente na parte inferior que pode ter um sistema de fechamento integrado ou através da utilização de presilha (clip).
bolsa coletora para estoma intestinal

 


Bolsa coletora fechada - Sua indicação é específica para estomizados com regularidade de eliminação (colostomia descendente ou sigmoide), pois não possuem abertura na parte inferior do dispositivo, sendo necessário descartá-la após seu uso.
bolsa coletora fechada

 

 


Bolsa coletora de URO - É um sistema específico para estomizado com desvio urinário. A bolsa coletora apresenta válvula antirrefluxo, que impede o retorno da urina para o estoma e válvula distal de esvaziamento compatível ao coletor urinário noturno ou de perna disponíveis no mercado.
bolsa coletora uro

 

Adjuvantes para estoma intestinal ou urinário

- Barreiras protetoras em: pasta, placa, disco, tiras e anéis - auxiliam na manutenção da base adesiva, nivelando ou preenchendo irregularidades da pele periestoma ou na presença de complicações.
- Barreira protetora em pó: indicado para auxiliar na regeneração da pele lesionada (Dermatite).
- Formador de película para pele: Promove formação de uma película transpirável e impermeável a umidade quando aplicado sobre a pele. Indicado para pele periestoma frágil ou com risco de lesão.
- Cinto elástico regulável: é um equipamento de segurança, essencial para estomas retraídos, invaginados e mal localizados auxiliando na manutenção da base adesiva convexa.
- Presilha ou clip: utilizado para realizar o fechamento da bolsa coletora drenável sem fechamento acoplado. Disponível no mercado de material plástico e resistente para reutilização ou flexível de espuma de poliuretano com adesivo descartável.
- Removedor ou Liberador de adesivos: facilita a remoção atraumática da base adesiva aplicada sobre a pele.
- Filtro de carvão ativado: auxilia na eliminação de gases do interior da bolsa coletora para o meio ambiente sem odor. Pode ser avulso ou acoplado a bolsa coletora.
- Espessante para efluente: São polímeros absorventes que geleificam na presença de líquidos, sendo indicado para ileostomizado, devido às características do efluente. Podem ser comercializados em frasco ou sachês hidrossolúveis com carvão ativado.

Equipamento coletor e/ou adjuvantes deve sempre ser indicado pelo Estomaterapeuta ou Enfermeiro habilitado, levando em consideração o tipo de estoma, altura do estoma, características do efluente e do Estomizado.


Elaine Cristina Pedroza
Estomaterapeuta

CARTÃO PRIORIDADE

Cartão Prioridade

GAMEDII no Facebook

História em Quadrinhos

Clique para Download

APOIO

SBCP
GEDIIB
FBG
SOBEST