Enfermeiro

1 - Quais são as atribuições do Estomaterapeuta no GAMEDII?
Realizar consultas de enfermagem, utilizando instrumento de SAE ( Sistematização da Assistência de Enfermagem em Estomaterapia ). O enfermeiro estomaterapeuta atende aos pacientes estomizados no ambulatório, consultas de triagem, pré e pós operatório, visitas nas unidades de internação, demarcação prévia do local de confecção do estomas quando indicado,orientação de cuidados com estoma aos pacientes e cuidadores na enfermaria ou ambulatorialmente.

2 - Como funciona um estoma?
O estoma é uma comunicação entre o órgão interno e o externo, com a finalidade de eliminar os dejetos do organismo.A estomia do aparelho digestório é chamada de estomia digestiva e o conteúdo eliminado são as fezes, já a urinária é aquela que afeta o aparelho urinário, e o conteúdo eliminado para o exterior é a urina. O estoma pode ser temporário ou permanente.

3- Qual é o aspecto considerado normal de um estoma?
O estoma de preferência deve ser protuso, apresentar coloração vermelhada ou róseo, úmido e brilhante. Fique atento aos sinais de complicações tais como; sangramento, coloração em tons marrons, violáceo ou enegrecido, retrações, descolamentos do estoma da pele e lesões na pele, caso ocorra uma ou mais complicações comunicar imediatamente seu estomaterapeuta. 

4 - Quais são os tipos de bolsas e acessórios de estomas?
As bolsas tem várias apresentações de acordo com as finalidades : Intestinais e Urinarias; drenáveis e fechadas, de uma peça ou duas peças.

5 - Como cuidar da bolsa de estomia durante o banho?
Não é necessário retirar a bolsa de estomia para tomar banho, uma vez que esta é impermeável e basta limpá-la com uma toalha ou protege-la com o saquinho plástico fornecido com as bolsas, Se preferir, pode tomar banho sem a bolsa, uma vez que a água não causa irritação no estoma, no entanto, se tomar banho de emersão, tem que ter atenção para eventuais perdas involuntárias de fezes e cuidados com a queda de água quente no estoma evitando possíveis queimaduras.

6 - Quando esvaziar o conteúdo da bolsa de estomia?
Esvaziar a bolsa sempre que atingir um terço da capacidade, quantas vezes forem necessário durante o dia.

7 - Como se troca a bolsa de colostomia?
• Retire delicadamente a placa no banho ou com a ajuda de um pano umedecido.
• Limpe a pele ao redor do estoma. Seque bem a pele.
• Utilize o medidor de estomas para saber o tamanho exato do seu estoma.
• Desenhe o molde do estoma no verso da placa: não deixe a abertura da placa muito maior que o estoma, o ideal é manter de dois a três milímetros de pele descoberta ao redor do estoma.
• Recorte a placa.
• Retire o papel do verso da placa.
• Coloque a placa sobre a pele realizando movimentos circulares para facilitar a fixação da placa.
• Coloque a parte inferior do aro da bolsa em contato com a parte inferior da placa.
• Dobre abertura da bolsa ao redor da pinça de fechamento e feche a pinça.

8 - Como evitar odores desagradáveis e/ou gases na bolsa de colostomia?
• Usar de acordo com a indicação, as bolsas com filtro de carvão ativado que eliminam os gases filtrando os odores.
• Ingerir os alimentos considerados “perfumados” tais como: Maçã , pêra, pêssego,iogurte, chás de salsinha e salsão, esses alimentos reduzem os odores das fezes. ( seguir orientações da nutricionista );
• Caminhar após as refeições que estimula o peristaltismos.

9 - Qual é a melhor posição para se colocar a bolsa de estomia, em pé ou deitado?
A escolha será de acordo com a necessidade e a habilidade de cada paciente. Se for o cuidador que realizará a troca, a melhor posição será deitado,; Se for o próprio paciente em pé é a melhor posição, de preferência de frente ao espelho para conseguir vizualizar o estoma.

10 - O que significa sistema de irrigação para colostomia e quando podemos indicá-la? Quais as contraindicações?
Consiste em um método mecânico para o controle das evacuações intestinais, consiste em uma lavagem intestinal, realizada a cada 24,48,72 horas, podendo ser definida como uma evacuação programada; A indicação é feita em conjunto após avaliação do médico e estomaterapeuta para: Pacientes com colostomia de colon descendente e sigmóide , emocionalmente capaz de compreensão e desenvolvimento da técnica. Contraindicado a pacientes que tenham doenças intestinais ativas, em processo de radioterapia ou quimioterapia,incapacidade de realizar o auto-cuidado e presença de diarréia.

Silvia Alves da S. Carvalho
Enfermeira | COREN 95211

Entre em contato

 

  (11) 3436-9335

  contato@gamedii.com.br

 

GAMEDII no Facebook

Apoio

  • Sociedade Brasileira de Coloproctologia
  • Federação
  • Grupo de Estudos da Doença Inflamatória do Brasil
  • SOBEST
  • 1

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas notícias!